Secretaria de Agricultura de Barra do Piraí em parceria com a Fiperj realizam visita técnica em Ipiabas
Divulgação: PMBP
Em uma ação conjunta que promete impulsionar a produção de tilápias na região, a Secretaria Municipal de Agricultura de Barra do Piraí, em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), realizou uma visita técnica ao Rancho São José, localizado no distrito de Ipiabas. O objetivo principal da visita foi reativar os viveiros escavados para recria e engorda de alevinos, destinados à soltura no açude, e implantar tanques-rede para o cultivo de tilápias.
A visita contou com a presença dos representantes do escritório da Fiperj, Cláudio Ribeiro e a estagiária Anna Beatriz Lousada, além do servidor da Secretaria de Agricultura de Barra do Piraí, Marcelo Zappa. O proprietário do Rancho São José, Matheus Bilharinho, também acompanhou as atividades realizadas no local. Esta iniciativa visa atender à crescente demanda do restaurante pesqueiro, que é um ponto de destaque em Ipiabas pela sua gastronomia e eventos culturais focados na atividade pesqueira.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ipiabas é a área que mais produz tilápias no município, reforçando a importância de ações como esta para o desenvolvimento econômico local. A visita técnica ao Rancho representa um passo significativo para o desenvolvimento da agricultura em Barra do Piraí, consolidando o município como um polo de produção de tilápias de alta qualidade.
Para o secretário de Agricultura, Espedito Monteiro de Almeida, a cooperação técnica entre a secretaria de Agricultura e a Fiperj é fundamental para os piscicultores do município. “No distrito de Ipiabas, temos a Fazenda Santa Margarida, uma das maiores produtoras de tilápia da região. Além disso, também contamos com importantes piscicultores. Esse apoio e cooperação com a Fiperj são extremamente relevantes para nossa cidade”, frisa Monteiro.
Durante a visita, os técnicos compartilharam informações valiosas sobre sistemas de proteção, vazão de água, densidade de peixes, biometria, arraçoamento, manejo e manutenção de tanques-rede. Esses conhecimentos são essenciais para garantir a sustentabilidade e eficiência da produção de tilápias na região.
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, destacou a relevância da parceria com a Fiperj. “Essa colaboração é fundamental para fortalecermos a produção de tilápia na nossa região, que já é uma referência no Estado. A reativação dos viveiros e a implantação dos tanques-rede trarão benefícios não só para o setor pesqueiro, mas também para o turismo e a economia local como um todo”, finaliza o chefe do executivo.
Bárbara Vidal