By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.

Barra do Piraí
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00

Saúde de Barra do Piraí leva vacinação até as escolas da rede pública de ensino do município

WhatsApp Image 2025 05 12 at 11.59.28

 

Foto: Gabriel Gervásio/SECOM

 

A Prefeitura de Barra do Piraí, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, iniciou, na última semana, a Estratégia de Vacinação nas Escolas 2025, uma iniciativa do Governo Federal que, além de fortalecer o vínculo entre o setor educacional e a Saúde, visa aumentar as taxas de cobertura de todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Segundo dados da Vigilância em Saúde de Barra do Piraí, departamento responsável pela imunização, o público-alvo consiste em crianças e adolescentes com menos de 15 anos, abrangendo os níveis de ensino infantil, fundamental e médio da rede pública de ensino.

A estratégia contemplará todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, com ênfase nas vacinas contra febre amarela, tríplice viral, DTP, meningocócica ACWY, HPV4 e dengue. O objetivo é garantir a aplicação de todas as doses em atraso no esquema.

“Os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes estão recebendo bilhetes da escola com as informações a respeito da iniciativa e com a solicitação da caderneta de vacinação dos alunos. Cada um desses documentos está sendo analisado individualmente pela equipe de enfermeiros para verificar quais vacinas devem ser aplicadas em cada estudante”, apontou Carolina Sousa, coordenadora do setor de imunização de Barra do Piraí.

Todas as vacinas estão sendo aplicadas por profissionais qualificados e atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF) do município.

Entendendo que a educação em saúde é essencial para a adesão a essa estratégia de imunização, a diretora da Vigilância em Saúde, Giselle Carraro, destacou a execução de ações voltadas para esse tema no município.

“Em Barra do Piraí, o trabalho em rede das Secretarias de Saúde e Educação está investindo em ações de educação em saúde e mobilização da comunidade escolar, abordando a importância da adesão à estratégia de vacinação. Nesse processo, contamos com o engajamento da Atenção Primária, da Vigilância em Saúde, dos professores e diretores das unidades de ensino”, afirmou Giselle.

A vacinação nas escolas surge ainda como um facilitador para aqueles pais ou responsáveis que, em decorrência da rotina, distância ou outros fatores, têm dificuldades em levar as crianças e adolescentes até uma unidade de saúde para a aplicação dos imunizantes.

Levando em consideração também a propensão à disseminação de doenças em ambientes de convívio diário, como as escolas, o secretário de Saúde e vice-prefeito, Cristiano Almeida, reforça que é muito importante que os alunos sejam autorizados a se vacinar.

“É fundamental que os pais ou responsáveis autorizem a vacinação dos alunos. A imunização é uma das medidas mais eficazes de prevenção e proteção à saúde coletiva, especialmente no ambiente escolar, onde o convívio diário favorece a disseminação de doenças. Nosso objetivo é garantir uma ampla cobertura vacinal em toda a rede de ensino, protegendo não apenas os estudantes, mas também suas famílias, professores e demais profissionais da educação. Por isso, reforço que vacinas salvam vidas, previnem surtos e asseguram um futuro mais saudável para nossas crianças e adolescentes”, finalizou Cristiano.