By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.

Barra do Piraí
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00

Prefeitura de Barra do Piraí promove seminário contra abuso sexual de criança e adolescente

WhatsApp Image 2024 06 04 at 17.29.14

Divulgação PMBP

A Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o seminário intersetorial encerrando o “Maio Laranja”, o mês do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento aconteceu na quarta, 29 de maio, na sede da secretaria, e contou com a participação de representantes de diferentes órgãos de proteção, prevenção, identificação, notificação e acompanhamento contra este crime, com enfoque dentro da campanha “Faça Bonito”, que chegou ao 24ª ano.

O seminário contou com a articulação com a Secretaria de Assistência Social, Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam) e Conselho Tutelar. O objetivo foi revisitar os fluxos de trabalho e seus desafios, fortalecendo, intersetorialmente, e garantindo a proteção integral às crianças e suas famílias. De acordo com a assessora de Busca Ativa Escolar da Secretaria de Educação, Natália Reis de Oliveira, o evento uniu os órgãos que atendem a esta classe.

“Foi um mês de consciência e ação. Pensar e falar de proteção é relevante o ano inteiro. Assim, conseguiremos garantir o acesso e direito às crianças e adolescentes de se expressarem. Não podemos e não devemos calar a voz desses pequenos indefesos, diante de um quadro de extrema violência. Eles precisam entender que existe uma rede que os defende e que se encontra vigilante a todo momento. Precisamos provocar estes órgãos sempre”, frisa a assistência social.

Junto aos representes da rede de proteção, houve ainda uma mesa de debates sobre o tema, encerrando as articulações com a palestra com a Ariane Paiva, do programa de Pós-Graduação e Serviço Social da PUC Rio, elucidando o debate e fortalecimento do fluxo e suas qualificações. Além dos integrantes da rede, participaram do evento representantes e profissionais de saúde e Capsi, Apae, Pestalozzi, Promotoria da Infância e Tribunal de Justiça, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Câmara Municipal.

“A administração municipal tem investido na adequação dos organogramas de secretarias como a de Assistência e de Educação para atender a estes fluxos de forma direta. E a função é esta: agregar pessoas e instituições capazes de obter um olhar sobre as demais camadas da sociedade. E com as crianças e adolescentes, principalmente, essas ações precisam ser revistas sempre. Este é o papel do poder público, ficar em alerta, vigilante, sempre”, aponta o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves.

Frank Tavares