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Barra do Piraí
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00

Assistência Social de Barra do Piraí promove entrega de CIPTEA

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Foto: Gabriel Gervasio/SECOM

A Prefeitura de Barra do Piraí, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na última quinta-feira (3), a entrega de Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A ação ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro da cidade.

O CIPTEA foi instituído pela Lei Romeo Mion (13.977/2020) e visa garantir o pleno acesso de pessoas com Transtorno do Espectro Autista a seus direitos, nos serviços públicos e privados, bem como atendimento prioritário e um tratamento humanizado e inclusivo. A carteira é uma maneira de reconhecer pessoas atípicas e entender suas necessidades para fins de assistência.

A ação faz parte da programação do Mês Azul, em Barra do Piraí, uma ação conjunta, organizada pela prefeitura, em parceria com mães atípicas, instituições e projetos voltados ao tema.

A secretária de Assistência Social, Marina Tinoco, reforçou o comprometimento da prefeitura em oferecer acolhimento e serviços de qualidade às pessoas com TEA.

“Este não é um mês de festa, é um mês para conscientizarmos a população para acabarmos com o preconceito e a discriminação. Toda criança, adolescente, adulto e idoso com TEA têm direitos e a Assistência Social de Barra do Piraí está empenhada em desenvolver políticas públicas que melhorem o acesso de todos aos seus direitos e aos serviços que oferecemos”, apontou a secretária

No encontro, além da entrega das carteiras, a equipe da Assistência Social do município concedeu orientações sobre os direitos das famílias, as redes de atendimento e o Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-LOAS).